segunda-feira, 27 de maio de 2013

Calendário Lunar 2013

Clique na foto para ampliar!

Nasa paga US$ 125 mil para criação de impressora 3D de comida

 Em um estágio inicial de pesquisa, impressora foi capaz de imprimir chocolate Foto: Reprodução
A agência espacial americana está financiando um projeto para a criação de um protótipo de impressora 3D capaz de criar comida. O engenheiro mecânico Anjan Contractor recebeu uma doação de US$ 125 mil da Nasa, que espera que a impressora 3D possa criar alimentos para os astronautas em viagens espaciais de longa distância

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Telescópio registra brilho de novas estrelas na constelação de Órion

A imagem mostra apenas uma parte do complexo maior conhecido como Nuvem Molecular de Órion, na constelação de Órion Foto: ESO / Divulgação
Imagem divulgada nesta quarta-feira pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra as nuvens cósmicas na constelação de Órion, no que parece ser uma fita flamejante no céu. O bilho laranja representa a radiação emitida pelos grãos de poeira, em comprimentos de onda longos demais para poderem ser vistos com o olho humano. A imagem foi obtida pelo telescópio Atacama Pathfinder Experiment (Apex), instalado no Chile.

As nuvens de gás e poeira interestelar são a matéria prima a partir da qual as estrelas se formam. A imagem mostra apenas uma parte do complexo maior conhecido como Nuvem Molecular de Órion, na constelação de Órion. Esta região, que apresenta uma mistura de nebulosas brilhantes, estrelas quentes jovens e nuvens de poeira fria, tem uma dimensão de centenas de anos-luz e situa-se a cerca de 1.350 anos-luz de distância da Terra.

Nasa anuncia falha que pode pôr em risco futuro do telescópio Kepler

A Nasa anunciou nesta quarta-feira que o telescópio Kepler, responsável por buscar provas da existência de planetas similares à Terra, apresenta uma "falha" em seu sistema de direção que pode pôr em risco seu futuro.

Os técnicos espaciais afirmaram que perderam o controle de mais uma de suas quatro rodas - uma delas já havia apresentado problemas anteriormente -, utilizadas para estabilizar o telescópio e ajustar a direção de suas lentes.

"É certo que precisamos de três rodas de reação. Mas não diria que o Kepler está fora de operação", explicou o chefe da Diretoria Científica da Nasa, John Grunsfeld, em teleconferência.

Além disso, a agência espacial reconheceu que "existem claras indicações de que houve uma falha interna" em duas das rodas, por isso o telescópio entrou no Modo de Segurança de Propulsão Controlado, à espera de que os técnicos tentem a difícil reparação.

Nasa registra quatro potentes erupções solares

O sol lançou quatro potentes erupções esta semana, alcançando a atividade mais intensa este ano e provocando interrupções limitadas nas radiocomunicações de alta frequência, informou a Nasa.
As quatro erupções observadas desde a segunda-feira pertencem à categoria X, a mais intensa nestes fenômenos e uma delas foi classificada como X3.2. São as primeiras deste tipo este ano, segundo a Nasa.
"Esta é a erupção do tipo X mais forte de 2013 até o momento, superando em força os dois tipos de erupções X ocorridas nas últimas 24 horas", afirmou a Nasa em alusão a uma erupção que alcançou seu ápice à 01h11 GMT de terça-feira.
Uma quarta erupção do tipo X alcançou o ápice às 01h48 GMT esta quarta-feira, informou a Nasa.
A quarta erupção foi medida como X1.2 causou um corte temporário de rádio que se manteve desde então e foi caracterizada como "forte" ou R3 em uma escala de 1 a 5 pela escala de tempo meteorológico espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos.
As últimas erupções começaram em 13 de maio e lançaram ondas de radiação solar, conhecida como ejeção de massa coronal (CME). A mais forte viajou particularmente rápido, a uma velocidade aproximada de 2.253 quilômetros por segundo, informou a Nasa.
A agência espacial americana afirma que as CMEs fundidas produzirão uma nuvem ionizadas produzirão uma nuvem de material solar que "poderia afetar a passagem dos satélites STEREO-B e Epoxi", observatórios espaciais que orbitam a Terra para vigiar as tempestades solares e a passagem dos cometas

sábado, 11 de maio de 2013

Nasa planeja caminhada espacial para localizar vazamento na ISS

Rússia e Estados Unidos combinam nesta sexta-feira(10/05) uma caminhada espacial extraordinária dos astronautas da Nasa para localizar um vazamento de amoníaco em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), anunciou o chefe do segmento russo da missão, Vladimir Soloviov.

"A decisão ainda não está tomada. Trataremos disso hoje. Em geral não temos nada contra. Realmente têm uma séria avaria, muito séria (no segmento americano da ISS). Nestes casos devemos cooperar como parceiros", disse Soloviov.
Uma fonte do setor aeroespacial russo antecipou à agência Interfax que a caminhada poderia acontecer no sábado(11/05).
Fontes: Terra

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Astronautas registram vazamento na Estação Espacial


 A equipe de astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) reportou ao controle da missão que estava vendo pequenos flocos brancos que saíam da área da estação. Segundo a agência espacial americana, a Nasa, em nota, o que eles viram seria um vazamento de amônia do ar-condicionado. A agência espacial afirma que a ISS opera normalmente e os astronautas não correm perigo.

O registro foi feito por volta das 12h30 (de Brasília). O controle da missão e os astronautas usam câmeras externas para tentar localizar o local do vazamento. Os registros dos equipamentos confirmam a perda de amônia na estação.

A amônia é usada para resfriar as linhas de energia que transmitem eletricidade para os sistemas da estação. Cada painel solar tem seu sistema independente de resfriamento.

O problema ocorre no mesmo sistema que teve um vazamento em novembro de 2012, mas a Nasa ainda não sabe se o vazamento é o mesmo e teria voltado a ocorrer.

O comando prepara planos para desviar a energia de outros canais para manter operantes os sistemas dependentes do painel com defeito. Segundo a Nasa, especialistas avaliaram que a taxa desse vazamento pode causar o desligamento do sistema de resfriamento desse painel em cerca de 48 horas.



Nasa aborta a missão Windows: astronautas usarão o Linux

 Robonaut também será operado pelo sistema Linux Foto: Divulgação
A NASA decidiu trocar o sistema Windows pelo Linux dos equipamentos pessoais dos astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo o blog da Fundação Linux, um dos membros da NASA disse que a mudança está baseada na necessidade de contar com um sistema estável e confiável.

Além dos equipamentos pessoais dos astronautas, o Linux também passará a ser o sistema operacional do robô Robonaut (R2), projetado para assumir algumas responsabilidades dos astronautas, que utilizarão computadores portáteis com Debian 6, codinome "Squeeze" da distribuição comercial livre do Linux.

Ele ainda destacou que a capacidade do Linux ajudará os desenvolvedores da NASA a garantir que o R2 possa ser produtivo na ISS.

O que é o Sol?



The Sun by the Atmospheric Imaging Assembly of NASA's Solar Dynamics Observatory - 20100819.jpg
O Sol (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta

Ex-ministro canadense anuncia a presença de extraterrestes na Terra

http://blahcultural.com/wp-content/uploads/2012/06/Blah-Cultural-Et-Completa-30-anos.jpg
Durante uma audiência pública sobre a revelação dos ufólogos, na cidade de Washington (EUA), o ex-ministro da Defesa do Canadá, Paul Hellyer, fez uma declaração que surpreendeu os participantes.
À frente do ministério por 23 anos, Hellyer afirmou que os objetos voadores não-identificados (ovnis)“são tão reais quanto os aviões voando sobre as nossas cabeças”.
Paul Hellyer afirmou que teve a chance de ser o primeiro líder do mundo a fazer uma declaração deste tipo, de maneira “clara e inequívoca”.
Durante o seu discurso, o ex-ministro disse que “reconhece ao menos 4 espécies diferentes de extraterrestres convivendo conosco neste momento no mundo. Há extraterrestres vivos na Terra neste momento, e pelo menos dois deles trabalham com o governo dos Estados Unidos”.
Paul Hellyer diz que o seu interesse é fazer uma revelação completa, ou pelo menos de 98% dos fatos conhecidos.“Do mesmo modo que as crianças estão preparadas para em algum dia perceberem que há ilusões que não existem, como a fada-do-dente, os adultos que pagam impostos devem ser considerados preparados para entender esta nova realidade de que vivemos num cosmo cheio de vida, o qual compartilhamos com várias outras espécies”, completa. Para ele, o fato de que outras espécies são mais avançadas do que nós [humanos] pode nos exigir humildade, mas pode ser um passo importante para a nossa sobrevivência.
Fonte: Base Geek

sábado, 4 de maio de 2013

Operação Prato: Defesa vai liberar documentos sobre óvnis


A sonda Viking 1 chegou a Marte em 19 de junho de 1976 e deixou no planeta uma segunda sonda,a Viking 1 Lander,que fez esta imagem.A sonda
O Ministério da Defesa promete revelar, em junho, documentos secretos de uma das maiores operações militares envolvendo objetos voadores não identificados no Brasil. A Operação Prato, de 1977, que levou a Força Aérea Brasileira (FAB) a verificar ocorrências extraordinárias no Pará, produziu um grande volume de material, em relatos, fotografias e vídeos, grande parte secreta até hoje. A decisão foi tomada após reunião com membros da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e representantes das Forças Armadas, no dia 18 de abril. 
Documentos
O Brasil é um dos pioneiros na investigação de objetos voadores não identificados. Oficialmente, de 1969 a 1972, a Força Aérea Brasileira teve até um órgão dedicado a esse propósito. Desde a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI), alguns documentos da Força Aérea, que relatam eventos de 1950 até 2010, foram liberados. Mas os ufólogos afirmam que grande parte do material produzido nessa busca por óvnis ainda não veio a público. Por isso, eles principiaram, em 2004, uma campanha chamada “UFOs: Liberdade de Informação Já”, com o objetivo de pedir ao governo a liberação desses arquivos.

Os ufólogos acreditam que haja milhares e milhares de documentos sobre o assunto em posse da Marinha e do Exército. “Da Marinha, existe o caso da Corveta Mearim, de UFOs que perseguiram embarcações brasileiras da Marinha e deixaram seus equipamentos inutilizáveis, alguns por um determinado período. E o caso Ilha da Trindade, de 1958, sobre um óvni que teria sido visto pela tripulação de uma embarcação da Marinha”, explica Ademar Gevaerd, jornalista e editor da revista UFO.
Já do Exército, os ufólogos esperam documentos oficiais sobre o Caso Varginha, de 1996, que teve repercussão nacional. Segundo Gevaerd, esse caso teve uma investigação secreta e contou com envolvimento dos militares. “Esses documentos o exército nunca entregou, e eles existem. Nós entrevistamos militares que descrevem detalhes da captura dos dois seres e de restos da nave espacial. Temos o áudio dessas entrevistas, inclusive. Não vamos revelar nomes, mas nós temos esse registro”, afirma.
O coronel Alexandre Emilio Spengler, coordenador do Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério da Defesa, alegou que, com exceção da Operação Prato, o restante dos documentos solicitados se encaixa em uma destas categorias: 1) encontra-se à disposição nos arquivos da Marinha e do Exército e no arquivo Nacional; 2) não foi encontrado; 3) foi destruído;  4) nunca existiu.
Conforme Spengler, a Operação Prato, do Comando da Aeronáutica, é a pasta secreta que faltava revelar. “O último documento sigiloso, e ainda não entregue aos ufólogos, é o da Operação Prato, que poderá ser aberto já em 1º de junho de 2013. Os demais documentos solicitados pelos ufólogos ou não foram encontrados, ou não existiram, ou foram destruídos, como é previsto em lei”, afirma. Ele se refere ao decreto nº 79.099/77, que regulamentava a salvaguarda de documentos sigilosos e permitia sua destruição, assim como dos eventuais termos de destruição, pela autoridade que os elaborou ou por quem detivesse sua custódia.
Operação Prato
Em 1977, a Força Aérea Brasileira deslocou mais de 20 militares para uma operação especial: registrar e verificar ocorrências de luzes hostis e manifestações misteriosas na cidade de Colares, no Pará. Armados com câmeras fotográficas e filmadoras, os agentes não presenciaram nada extraordinário nos dois primeiros meses. Depois, no entanto, de acordo com os relatos, o cenário se alterou completamente: objetos luminosos se movimentando erraticamente, naves maiores do que prédios de 30 andares e depoimentos chocantes da população ribeirinha.
A Operação Prato, como ficou conhecida, resultou em 2 mil páginas de documentos, 500 fotos e 16 horas de filme. Porém quase tudo permanece arquivado, segundo Gevaerd. “Ainda falta 80% do material, centenas de fotos, vídeos que foram registrados, relatórios dos pilotos, que fizeram a perseguição - nada disso foi liberado”, esclarece.
Da liberação
Segundo o art. 45 do Decreto 7.724, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, as informações desclassificadas nos últimos 12 meses devem ser publicadas, anualmente, até 1º de junho de cada ano. A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) do Ministério da Defesa é quem avalia os documentos sigilosos do Ministério da Defesa. “Na reunião do dia 18 de abril de 2013, o representante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) informou que os documentos referentes à Operação Prato (Pará) estão sendo reavaliados por essa Comissão e que poderão perder o sigilo (secreto) já em 1º de junho de 2013”, declara Spengler.
Interesse
A reunião, realizada no dia 18 de abril, foi um marco no diálogo entre ufólogos e militares. “É a primeira vez na história, não só do Brasil, mas do mundo, que o Ministério da Defesa chamou os ufólogos para conversar e expressar os seus pontos de vista. Saímos da reunião sem nenhum documento adicional, mas com a promessa de que eles vão ser liberados”, destaca Gevaerd. 
Essa medida atende a um interesse da população, já que a ufologia açula a curiosidade dos terráqueos. Ao todo, houve 107 solicitações de informações sobre óvnis (cinco da administração central do Ministério da Defesa, nove do Comando da Marinha, 26 do Comando do Exército, 65 do Comando da Aeronáutica e dois da Escola Superior de Guerra). "Foi a maior demanda sobre um único assunto recebida pelo Ministério da Defesa", ressalta Spengler.
Para Gevaerd, revelar todos os documentos demonstraria transparência e responderia muitas questões. “Ainda existe uma dúvida se os óvnis existem ou não. As pessoas torcem o nariz e perguntam: ‘Será?’”, comenta. “Com a liberação dos documentos, deixa de haver um mistério, passa a haver transparência, e é isso que as pessoas querem”, insiste. Pelo menos em relação à Operação Prato, as dúvidas serão respondidas em junho.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Planetas

 
Mercúrio
É o planeta mais próximo do Sol.

Vênus
É o segundo planeta mais proximo do Sol e o planeta mais proximo da Terra.Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar,devido ao podero efeito estufa.

Terra
É o planeta em que moramos,sendo o único que pode existir vida.

Marte
Visto da Terra parece um planeta vermelho,embora na verdade seja mais acastanhado

Júpiter
É o maior planeta do Sistema Solar,e o primeiro dos gigantes gasosos.

Saturno
É o planeta mais bonito e popular do Sistema Solar.É o segundo maior planeta do Sistema Solar

Urano
Foi o primeiro planeta a ser descoberto

Netuno
É o ultimo planeta do Sistema Solar      
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Cometa do século" pode criar chuva de meteoros ao passar pela Terra

Hubble registrou em abril o cometa que poderá brilhar tanto quanto a Lua Cheia Foto: NASA & ESA / Divulgação
O cometa Ison, que deve iluminar o céu da Terra até 2014 e poderá ser, devido ao seu brilho, o "cometa do século", pode criar uma incomum chuva de meteoros, de acordo com cientistas. Quando passar próximo à Terra neste ano, em novembro, é possível que a poeira deixada pela cauda do cometa crie uma estranha chuva quando o planeta receber o fluxo de minúsculas partículas que faziam parte do cometa.

"Em vez de queimar em um flash de luz, elas (as partículas) vão se mover suavemente para a Terra abaixo", afirmou em um comunicado o cientista especializado em meteoros Paul Wiegert, da University of Western Ontario.
As partículas de poeira vão viajar à velocidade de 201.168 km/h, porém assim que atingirem a atmosfera terrestre vão desacelerar até parar, apontam os modelos computacionais utilizados por Wiegert. Por conta disso, observadores provavelmente não poderão ver os meteoros enquanto eles passam pela atmosfera do planeta em janeiro de 2014, acredita o pesquisador.

O cometa Ison poderá brilhar tão intensamente quanto a Lua Cheia quando passar no ponto mais próximo ao Sol de sua trajetória. Acredita-se que o corpo celeste poderá ser visto a olho nu com um brilho intenso na Terra, quem sabe até mesmo durante o dia. O cometa não traz qualquer ameaça à vida na Terra, de acordo com a Nasa (agência espacial

Trio se prepara para teste final antes de lançamento à ISS

Trio deve partir no próximo dia 29 de maio Foto: AP
Os membros da próxima missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), se preparam nesta terça-feira para um teste prático final em um simulador da nave Soyuz no Centro de Treinamento Espacial Russo, nos arredores de Moscou.

A americana Karen Nyberg, o russo Fyodor Yurchikhin e o italiano Luca Parmitano (na foto, da esquerda para a direita) devem partir para o espaço no dia 29 de maio. O trio fará a viagem a bordo da nave Soyuz TMA-09M, em lançamento no Cosmódromo do Cazaquistão.

Espaçonave para turistas faz seu primeiro voo supersônico

A espaçonave SpaceShipTwo, desenvolvida pela empresa Virgin Galactic, do bilionário inglês Richard Branson, quebrou a barreira do som ao acionar, pela primeira vez, seu sistema de propulsão de foguete.

O voo supersônico ocorreu na segunda-feira sobre o deserto de Mojave, na Califórnia.

O motor da SpaceShipTwo é hibrido, usa uma mistura de combustível sólido, um composto de borracha e o oxigenador óxido nitroso, em sua forma líquida.

A espaçonave foi projetada para levar turistas em pequenos passeios além da atmosfera terrestre

Furacão em Saturno pode auxiliar compreensão do fenômeno na Terra

 
Um grande furacão situado sobre o Polo Norte de Saturno, que foi fotografado pela sonda Cassini, pode ajudar a compreender como se formam e evoluem estes fenômenos meteorológicos na Terra, informou nesta terça-feira a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

As imagens, tomadas em novembro de 2012, mostram pela primeira vez de perto e de maneira visível uma tempestade que sobrevive a base de "pequenas quantidades de vapor de água presentes na atmosfera de hidrogênio de Saturno", algo diferente das terrestres, que, por sua vez, se alimentam de água quente dos oceanos.

Tradutor