quarta-feira, 15 de abril de 2015

Qual a diferença entre meteoróide, meteoro e meteorito?

 O nome meteoróide, meteoro e meteorito, é dado dependendo da situação em que o objeto se encontra: se está no espaço, na atmosfera ou na superfície terrestre.

METEORÓIDE

É um corpo sólido, ou qualquer objeto, do espaço interplanetário que gira em volta do Sol. O meteoróide é o objeto que ainda está no espaço e é pequeno demais para ser chamado de asteróide. Sua massa pode ser de miligramas a alguns quilogramas, e a sua constituição pode ser de rochosa (a maioria dos meteoróides), ferrosa ou uma mistura dos dois. Caso o meteoróide seja pequeno demais, tão pequeno que tenha menos de 1 milímetro, os astrônomos costumam chamar de micrometeoróide.

 METEORO 

Quando um meteoróide entra na atmosfera da Terra, ele começa a pulverizar e a ficar incandescente (ou seja, luminoso). É ai que entra o termo meteoro, que é dado ao fenômeno luminoso na atmosfera pela queda de um meteoróide. Essa incandescência é causada pela fricção do objeto com a atmosfera da Terra tornando-o muito quente. Essa queda conturbada pode fazer com que ele se despedasse em vários fragmentos. Se o meteoro ficar muito brilhante ao passar na atmosfera, ele pode ser chamado de "bólido" ou "bola de fogo".

(A "Estrela Cadente", na verdade, é apenas um meteoro!!!)

Meteorito 

Se o meteoro sobreviver à dura passagem pela atmosfera da Terra, ele vai cair no solo e será chamado finalmente de meteorito. Para que um meteoróide consiga chegar ao solo terrestre ele precisa ter no mínimo o tamanho de um metro (do tamanho aproximado de uma melancia). Isto porque, durante a sua entrada na atmosfera, ele irá diminuir gradualmente de tamanho devido à sua pulverização e possível fragmentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor