terça-feira, 30 de abril de 2013


                Constelações Zodiacais



Em noites bem escuras, como as de Lua nova, podemos observar no céu centenas de estrelas. Se o céu estiver bem limpo, observar todos aqueles “pontinhos” brilhando torna-se algo fascinante. 
A quantidade de estrelas observadas da Terra é tão grande que astrônomos, desde a Antiguidade, dividem as estrelas em grupos para facilitar a observação. Esses grupos são chamados de constelações, que para muitos astrônomos formam imagens de pessoas, animais ou objetos. 

Uma das constelações mais conhecidas no hemisfério sul é o Cruzeiro do Sul. 
As constelações zodiacais são grupos de estrelas situadas em uma linha imaginária, compreendida entre dois paralelos de latitude celeste: um 8º ao norte e outro 8º ao sul da Eclíptica. 

Eclíptica é o circulo máximo da esfera celeste, que representa a trajetória aparente do Sol ao redor da Terra. Esse movimento aparente do Sol é uma consequência do movimento de translação da Terra ao redor do Sol. 

O Sol em seu movimento aparente anual ao redor da Terra atravessa 13 constelações zodiacais: Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ophiuchus, Sagitário, Capricórnio e Aquário

Mapa das constelações Zodiacais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor