Desenvolvido pela companhia privada Orbital Sciences Corporation, o foguete deve realizar missões de abastecimento à Estação Espacial Internacional (ISS)
O foguete, de 40 metros de altura, foi lançado quatro dias depois do previsto, devido a uma falha técnica ocorrida na última quarta-feira e ao mau tempo na região entre sexta-feira e sábado. Antares foi lançado com uma carga de cerca de 3.700 quilos, simulando o peso da cápsula Cygnus, também da Orbital Sciences.
Missões tripuladas — O voo executado é parte do programa para o desenvolvimento de missões não tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS). Ainda este ano, o Antares deve fazer uma missão demonstrativa, levando suprimentos à ISS.
Com o êxito da missão, pode haver duas empresas privadas americanas atuando nas viagens de provisões à ISS, que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra: a Orbital Sciences Corporation, construtora do foguete Antares, e a Spacex, que já realizou missões à ISS.
A Orbital assinou um contrato de 1,9 bilhão de dólares com a Nasa para efetuar oito missões de abastecimento, não tripuladas, com os foguetes Antares e uma cápsula chamada Cygnus. Já a Spacex obteve um contrato de 1,6 bilhão de dólares para realizar 12 missões com seu foguete Falcon 9 e sua cápsula Dragon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário